sábado, 3 de maio de 2014

Foco em tradução

Já se encontra nas bancas novo número da Revista Língua Portuguesa (n. 103 - maio de 2014). Na coluna Versão Brasileira, meu artigo sobre as traduções do livro Focus, de Arthur Miller. 

Este livro, que denunciou a prática mais ou menos velada do antissemitismo nos Estados Unidos, recebeu três traduções brasileiras. Em 1976, pela Artenova; em 2001, pela Ediouro; em 2012, pela Companhia das Letras. Três trabalhos diferentes, que eu comento brevemente no artigo.
William Macy

Miller era dramaturgo. Este romance tem descrições minuciosas e diálogos perfeitos, coisa de quem sabe antever uma história encenada nos palcos. Aliás, Focus ganhou uma ótima adaptação para o cinema, em 2002. O ator William Macy faz o papel do protagonista, Lawrence Newman. Os óculos transformam o funcionário de RH que, obedecendo a ordens superiores, não contratava "certo tipo de pessoa", num cidadão menos cidadão do que os outros. Muda-se o foco. O preconceito inconsciente torna-se consciência do que realmente significa ser vítima do preconceito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário